Como funciona o cashback?


Cashback é um programa de recompensas que permite que seus clientes recebam dinheiro de volta; veja como funciona o benefício

Diversas lojas online, fintechs e bancos têm oferecido o famoso cashback para conquistar seus clientes e estimulá-los a fazer novas compras com a mesma empresa ou cartão. Continue comigo para entender o que significa esse termo e como usar o benefício a seu favor.


Como maximizar os ganhos com cashback?

É possível ganhar cashback em dobro usando o serviço de duas empresas, que não sejam concorrentes, e que ofereçam esse tipo de recompensa. Você pode, por exemplo, iniciar uma compra no Méliuz e finalizar o pagamento com Ame Digital. A dica também é válida para qualquer compra feita por meio de uma plataforma intermediadora e pagamento com um cartão que oferece cashback, como Cuponomia e o RappiCard, respectivamente.


Como funciona

De acordo com o site Investopedia, o cashback surgiu em 1986 com o lançamento de um cartão de crédito chamado Discover, da varejista americana Sears. Desde então, muitas empresas implementaram o sistema, incluindo e-commerces, bancos e fintechs.

Para ilustrar melhor, imagine que você tenha feito uma compra de R$ 500 e que a empresa X tenha anunciado que você terá 3% de cashback. Isso quer dizer que você receberá R$ 15 pela aquisição.

Para ganhar a recompensa, o usuário deve se cadastrar ou contratar o serviço e seguir as instruções da marca. Algumas, por exemplo, exigem a instalação e uso de um plugin para comprovar o cashback. Outras, que a transação comercial seja feita com um cartão exclusivo. Por isso, é importante estar atento às especificações na hora da compra ou aquisição do serviço.


Tipos de cashback
A forma como o benefício pode ser usado varia caso a caso. Veja como funciona cada tipo de cashback:


Livre

Neste modelo, o usuário pode usar o valor que ganhou como cashback como preferir: ele pode sacar, fazer transferências, usar para abater o valor da fatura de um cartão de crédito, desconto em compras futuras da mesma marca, entre outras opções.


Exclusivo

Neste tipo de recompensa, o cliente deve usar o cashback da forma definida pela empresa. Existem bancos, por exemplo, que permitem que o usuário use o valor apenas para pagar a fatura. Há também plataformas que armazenam o saldo em uma carteira digital e o dinheiro ali é válido somente para transações dentro do aplicativo, como pagamento de boletos, recargas de telefone ou compras em parceiros.


Social

Neste modelo, o cashback (que seria do usuário) é destinado para causas sociais à escolha do cliente. Normalmente, na finalização da compra, a empresa informa quais são as possíveis instituições que receberão a doação e qual o valor exato.


Pontos de atenção em relação ao cashback

Não se empolgue nas compras e coloque tudo na ponta do lápis. O objetivo das empresas, afinal, é fazer com que você faça compre mais, por isso é importante não extrapolar e acabar aumentando os gastos em vez de fazer economia de verdade.

Cartões de crédito, por exemplo, podem cobrar taxas de anuidade ou exigir um valor mínimo de faturamento. Se esses fatores não forem considerados na hora das compras, o cliente pode ficar em desvantagem no final das contas.