Como funciona as bandeiras de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão de crédito são responsáveis ​​pelas transações de vendas. Confira como elas funcionam e quais as principais

As bandeiras de cartão de crédito são responsáveis ​​pelas transações de vendas. Assim, elas validam o processo de informações da compra, como o valor total a ser pago e o valor das prestações. Portanto, elas fazem o repasse ao banco responsável pelo cartão de crédito, além de atuarem como um mediador entre o comprador e as instituições financeiras.

Dessa forma, as bandeiras de cartão de crédito disponibilizam benefícios como pontos, que podem ser acumulados quando o cartão é utilizado pelo cliente, que podem ser trocados por passagens áreas, por exemplo. 

Principais bandeiras de cartão no Brasil

Portanto, a bandeira é a responsável por assegurar que a transação financeira seja efetuada conforme o regulamento dos cartões e o número de parcelas estabelecido. Diante disso, confira as principais bandeiras de cartão que atuam no país:


Visa
A Visa é uma empresa multinacional de serviços financeiros, além de ser uma das maiores bandeiras do mundo. Atualmente, atua em pelo menos 200 países como intermediadora financeira. Portanto, a Visa oferece às instituições financeiras seu serviço de intermediação de cartões de crédito, cartões de débito, cartões pré-pagos e saques em caixas eletrônicos.


Mastercard
Criada em 1966, a norte-americana Mastercard também é uma empresa de serviços. Hoje, ela atua em 210 países e territórios. Opera em mais 32 milhões de pontos comerciais, sendo uma das mais populares no Brasil.

Elo
A empresa faz parte da holding EloPar, criada em 2010 pelos bancos Bradesco e Banco do Brasil, que contam com marcas como Livelo, Alelo, Ibi e Digio. Dessa forma, mais de 10 milhões de estabelecimentos aceitam os cartões da bandeira.


Hipercard
Pertencente ao banco Itaú, a Hipercard é uma empresa de cartões de crédito nacional. Assim, a bandeira atua em todo o território brasileiro, principalmente nas regiões Nordeste e Sul.

American Express
Por mais que no Brasil, os cartões da American Express tenham uma aceitação menor do que o de outras bandeiras, eles oferecem vantagens exclusivas ao público de alta renda.